A mulher virtuosa é comedida e discreta!

A mulher virtuosa é comedida e discreta!
A alma Feminina é delicada!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A MULHER IDEAL


Texto Bíblico: Provérbios 31.10-31
Introdução: A mulher virtuosa é uma pessoa dotada de grandes qualidades; disposição habitual para a prática do bem; que possui caráter, ou tem muita virtude; honesta, valorosa, eficaz.
Definição de virtuoso, ou virtuosidade:
É a pessoa que domina em alto grau a técnica de uma arte. Esta mulher é chamada de virtuosa. Porque ela dominava bem a arte se ter uma família saudável.
Para ser virtuosa, é preciso em primeiro lugar, ordenar as prioridades certas-nutrir um relacionamento pessoal com Deus (Mt 6.33), ministrar ao marido (Pv 18.22;19.14); Cuidar dos filhos (2 Tm1.5) Cuidar da casa (Tt 2.5) e, depois, acrescentar atividades que o tempo e a energia permitirem (Pv 31.10-31).A Bíblia nos afirma que: “Casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do Senhor, vem a esposa prudente (Pv 19.14).A esposa prudente é cautelosa, tem discernimento e discrição. É uma administradora do lar. São valores que não podem ser compradas nem aprendidas. Não podem ser forçadas nem formuladas. A boa esposa é um diamante que precisa ser desenterrado. Ser esposa implica mais que simplesmente ser mulher. Nem toda mulher é uma boa esposa. No espaço de um momento ela é um tesouro a ser admirado. No espaço de uma vida é um investimento que rende dividendos para todos com quem entra em contato. A mulher virtuosa é uma dama majestosa e elegante!!!
Muitas Mulheres notáveis aparecem em toda a Bíblia, mas a esposa virtuosa aqui retratada merece elogio especial (Pv. 31:29)
Essa mulher era esposa e mãe. Durante séculos, as mulheres têm se maravilhado e vêm sendo desafiadas pela vida dela (v. 31)
A passagem descreve o tipo de esposa que toda mulher deve ser e que tipo de mulher o homem deve escolher para se casar. Muitos homens insensatos se atiram de cabeça na vala do desespero, tentando criar uma joia com pedra comum. Porém sábio é o homem que, como o minerador, sabe que só pode esperar descobrir o que Deus já criou. Não sabemos quem era aquela mulher, mas como ela era. Essa mulher virtuosa continua mais viva do que nunca. Essa mulher fora do comum era um paradigma de virtudes: digna de confiança, diligente, organizada e amorosa. Mas é surpreendente como consegue organizar as prioridades de sua vida. O marido confiava plenamente nela; os filhos adultos a elogiavam voluntariamente, e seu lar era um modelo de eficiência. Ela ainda encontrava tempo para atuar na comunidade, para ajudar o pobre e até para aumentar a renda da família por meio de investimentos sábios e gerenciamento produtivo de tudo o que era colocado sob seus cuidados. Mais ainda, era tão linda exteriormente como era sábia em seu interior! A descrição da esposa virtuosa termina com o segredo de seu sucesso (v.30). Essa mulher, em primeiro lugar, temia e reverenciava a Deus. Assim, os relacionamentos e responsabilidades eram equilibrados com sabedoria. Ela exemplifica a verdade emitida por Jesus Cristo: "buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas."(Mt. 6:33). Um olhar atento para a descrição dessa mulher pode ser de valor inestimável para ajudar todas as mulheres a estabelecerem suas próprias prioridades ao administrar o tempo, os recursos e os dons que Deus lhe deu.
As qualidades da mulher virtuosa:
• Confiável. (v.11).
• Caprichosa. (v.13).
• Organizada. (v.15).
• Aciada. (v.25).
• Sábia. (v.26).
• Dedicada. (v.27).
• E Temente ao Senhor. (v.30).
Os prestígios e privilégios da mulher virtuosa:
• Valorizada. (v.10).
• Respeitada. (v.21).
• Bem-aventurada. (v.28).
• Honrada. (v.28).
• Superior. (v.29).
• Louvada. (v.30).
• Virtuosa. (v.10).
A mulher virtuosa é aquela que:
Tem a confiança do seu marido. (v.11).
Faz o bem e não mal todos os dias da sua vida
À TODOS QUANTOS LHE RODEIAM. (v.13).
Trabalha de boa vontade. (v.13).
Cumpri a sua tarefa no lar. (v.15).
Não come o pão da preguiça. (v.27).
Conhece o seu marido. (v.23).
Tem compaixão pelos necessitados. (vv.19,20).
Abre a boca com sabedoria. (v.26).
É temente ao Senhor. (v.30).
COM MEU AMOR,LÚCIA IZIDORO